O Observatório é um projeto de extensão e grupo de pesquisa criado por professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.. A proposta busca debater e repensar conteúdos midiáticos.

 

Nossa equipe é formada pelos seguintes pesquisadores:

 

Fábio Henrique Pereira é professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília. É doutor em Comunicação pela UnB, com estágio de pós-doutoramento da Univesité de Rennes 1. É pesquisador associado aos seguintes laboratórios: Arènes (França), Lapij ReSIC (Université Libre de Bruxelles, Bélgica) e Cricis (Université du Québec à Montréal, Canadá). Especialista em identidade profissional no jornalismo, é autor do livro Os Jornalistas-intelectuais no Brasil (Summus, 2011), além de vários artigos e capítulos de livro. É editor-executivo da Brazilian Journalism Research e coeditor da revista científica internacional Sur le Journalisme.

Projetos de Pesquisa: Mundo Social e Jornalismo - Carreiras dos Jornalistas On-line Comparação das Jurisprudências sobre os jornalistas - Uma identidade jornalística transnacional?

Acesse o Currículo Lattes do pesquisador

 

Liliane Machado é Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), onde atua na graduação e no PPG/FAC/UnB, integrante da linha de Poder e Processos Comunicacionais. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1987); mestrado em História pela Universidade de Brasília (1999); doutorado em História pela Universidade de Brasília (2006). Pesquisa temas relacionados à Comunicação e Gênero, Comunicação e Cidadania, Legislação e Regulação em Comunicação.

Acesse o Currículo Lattes da pesquisadora. 

 

Rafiza Varão é Professora do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2012), na área de Teoria e Tecnologias da Comunicação. Mestre em Comunicação também pela Universidade de Brasília (2002), na área de Comunicação e Sociedade. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordena o projeto SOS Imprensa e é coordenadora editorial da FAC Livros. Colunista do Portal Imprensa e coordenadora da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi). Membra dos grupos de pesquisa Ponto-afetos, gêneros e narrativas e A desinformação científica como um problema público: uma proposta de estudo comparativo Argentina, Brasil e Québec/Canadá. Integra a Rede de Pesquisa ArboControl, em parceria com a Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Membra do Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Trabalha especialmente com Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística.

Acesso o Currículo Lattes da pesquisadora. 

 

Mariana Fagundes é especialista em regulação na área de Mídia Digital na Anatel. Doutoranda em Poder e Processos Comunicacionais na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Mestra em Jornalismo e Sociedade pela UnB (2017). Especialista em Marketing e Mídia Digital pela FGV (2020). Graduada em Comunicação, com habilitação em jornalismo, também pela UnB (2013). Pesquisa midiativismo feminista, ativismo digital e político e as relações dos públicos com conteúdos disseminados via mídias sociais. Faz parte do grupo de pesquisa Madalenas em Ação, que busca compreender a participação das mídias na representação das mulheres. É colaboradora do Observatório Internacional Estudantil da Informação, uma parceria entre a UnB e a Universidade do Quebec em Trois-Rivières (UQTR), no Canadá, iniciativa que desenvolve produtos de educação para a mídia.

Projeto de Pesquisa: Midiativismo feminista, um mundo social derivado do jornalismo: motivações e formas de cooperação de atrizes que contribuem com essas mídias

Acesse o Currículo Lattes da pesquisadora.

 

Nathália Coelho da Silva é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLit/UnB) dentro da linha de Estudos Literários Comparados. Desenvolve, junto ao grupo de pesquisa Epistemologia do Romance, um trabalho que investiga a estética da obra híbrida da jornalista e escritora Eliane Brum. Também é mestre em Literatura pela UnB (2017). Tem graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (2011). Tem uma década de imprensa, com ênfase em telejornalismo (produção e edição). Desde 2019 atua como professora de Magistério Superior e, no ano de 2021, está como professora substituta do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), com as disciplinas Legislação e Direito à Comunicação, Legislação e regulamentação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo Cultural e Introdução à Comunicação. Também é autora de dois livros de poesias - A rua esquerda (2019), Avenidas de Dentro (2020) e um de crônicas - Mosaico Mineiro: crônicas sobre a Folia de Reis e Monte Carmelo (2014). 

Acesse o Currículo Lattes da pesquisadora. 

 

Cristine Rahmeier Marquetto graduou-se em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS em 2010, concluiu o Mestrado em Processos e Manifestações Culturais na Universidade FEEVALE em 2014, e tem doutorado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS, defendido em 2021. Sua tese versa sobre alfabetização midiática e jornalismo e busca desenvolver essa discussão em âmbito nacional.

Acesse o Currículo Lattes da pesquisadora.